Hoje, dia 01/08, estamos celembrando a mudança estacional da querida Mãe Terra: Imbolc, um dos oito festivais da Roda do Ano aqui do hemisfério sul.
O sabbat de Imbolc marca o pico do inverno, a transição da minguante do inverno para a crescente da primavera. Este é o festival da limpeza. Começamos a vislumbrar uma primavera distante, que trará nova vida ao solo, novos brotos e novos sonhos. É o momento ideal para novas ideias e projetos germinarem nos últimos meses de inverno.
Imbolc é conhecido como o festival das luzes, pois é quando mais nos conectamos com o fogo para nos aquecer – seja em velas, fogueiras ou lareiras. Também é chamado do festival do leite, pois marca o início da lactação nos animais, simbolizando nutrição e amamentação.
Imbolc significa “na barriga” e celebra também a deusa celta Brigid – ou Brigit –, associada à criatividade, lar, família, fertilidade, água, maternidade, paixão, fogo e cura. Além disso, aqui no hemisfério sul, é o dia de Pachamama, a Mãe Terra. Para vermos como esse período reverbera as energias de nutrição e maternidade no ar, qual seja sua crença.
Nesse sabbat podemos purificar nosso lar com o elemento fogo e transmutar com o elemento água, principais elementos da Deusa Brigid. Por conta do constante recolhimento que o inverno nos traz, necessitou-se esse costume de limpeza do ambiente e, a partir disso, Imbolc é a época de varredura, de limpar o astral da casa com nossas vassouras mágicas.
✨ Homenagens à Imbolc:
- Aqui você pode encontrar uma arte que fiz da Cruz de Brigid;
- Aqui você pode encontrar outra arte que fiz da Deusa Brigid;
- Aqui você pode encontrar a Roda do Ano, contendo todos os ciclos dos Sabbats.
- E aqui a cruz de Brigid manual
🕯️ Para celebrar esse sabbat, você pode:
- Acender velas para decorar sua casa ou até fazer um jantar à luz de velas;
- Acender fogueiras para sentir a energia do fogo, ou lareiras. Lareira, ou fogão à lenha, representa o útero da casa, local que nutre e purifica;
- Queimar enfeites de Yule;
- Fazer uma cruz de Brigid;
- Varrer e limpar a casa;
- Fazer ou consumir pães, bolos, chás, vegetais de inverno, sementes, frutas secas, queijos;
- Decorações e usos das cores: vermelho, laranja e branco;
- Fazer defumação, ou decoração, na casa com ervas da estação: sálvia, eucalipto, calêndula, manjericão, verbena ou mirra;
- Limpar seu espaço sagrado e trazer pedras, como: citrino, turmalina negra, turmalina verde, hematita, ágata vermelha ou topázio.
🔥 Aproveite esse tempo de transformações e mudanças internas! Tanto de Imbolc como da lua nova em leão.