30 de novembro de 2020 blog

Você sabia que a pele precisa estar cuidada tanto antes como após a sessão de tatuagem?

Vou contar uma histórinha para exemplificar:

Fulana marcou sua sessão de tattoo para o dia X, como já fez tattoo antes supõe que não precisa fazer nada, apenas aparecer na hora marcada. A sessão é iniciada e a tatuadora percebe que a pele está super ressecada e dura, com difícil pigmentação e difícil execução. O que fazer para mudar isso e ir com a pele preparada para um resultado melhor como o esperado? Porque sim, o resultado pode variar de pele para pele!

Em um mundo ideal seria bom ir preparando a pele, pelo menos, 15 dias antes da sessão marcada. Caso não seja possível, ou caso tenha marcado a sessão com data mais próxima do que esse prazo, é importantíssimo que a pele seja cuidada, pelo menos, uma semana antes da tatuagem.

Como cuidar da pele antes da sessão?

Hidratação intensa no local e, também, tomar muito líquido nesse período. É importante hidratar e proteger da exposição solar, de jeito nenhum ir para uma sessão de tattoo após contato direto com o sol ou, menos ainda, com uma pele queimada do sol! Além de descamar, ela não responderá bem ao processo de pigmentação.

Pode ser usado óleo de coco, de girassol ou algum hidratante corporal sem cheiro. É preciso passar no local a ser tatuado de 2 a 3 vezes ao dia, no período de 15 antes antes do procedimento. E lembrar sempre de passar protetor solar ao sair.

No dia da sessão, a tatuagem não pode ser executada caso a pessoa esteja com pomada anestésica ou uso de medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios e/ou relaxantes musculares. O resultado altera e a arte pode ficar prejudicada, tanto na execução quanto na cicatrização.

Como cuidar da pele depois da sessão?

Aqui também é importantíssimo ter ciência de que é um período sensível para ter um bom resultado final. Precisamos cuidar muito da pele após uma sessão de tatuagem para cicatrizar lindamente!

Após sair da sessão, a tatuagem estará com um plástico curativo em sua superfície (Kangli Film), esse plástico deverá ficar dois dias na pele sem ser retirado. Após esses dois dias, o plástico pode ser retirado em um banho, a água pode estar morna para ajudar na remoção.

Após a retirada do plástico é necessário lavar bem o local com algum sabonete neutro (protex, por exemplo) e, em seguida, fazer a aplicação com óleo de coco sob a tatuagem.

É preciso realizar esse procedimento de limpeza com sabonete neutro 3 vezes ao dia, em seguida a aplicação de óleo de coco na tattoo 3 vezes ao dia durante um período de 15 a 20 dias, dependendo o tamanho de sua tattoo.

É importante que dentro desses 20 dias a pele onde está a tattoo não pegue sol diretamente; não seja lavada com água muito quente no banho; não seja coçada e, também, que não tenha casquinhas arrancadas; não entre em contato com piscina, água do mar e/ou areia da praia; cuidar para não usar roupas muito apertadas que não deixem a pele respirar e/ou que façam a tattoo ficar raspando (jeans/alça de bolsa/sutiã). O protetor solar só é possível colocar depois desse período de 20 dias.

Como manter minha tattoo viva e bonita por mais tempo?

Após os 15/20 dias da sessão que é o tempo de cicatrização do corpo, a pele já está “normalizando” e, com isso, vem o cuidado do local da tatuagem para o resto da vida! Isso mesmo, tem pessoas que acreditam que após o tempo de cicatrização a tatuagem não precisa mais ser cuidada. Porém caso o desejo for de uma arte bonita, nítida e duradoura, os cuidados são essenciais sempre.

A pele envelhece, a pele fica exposta a fatores tanto internos quanto externos. Excesso de sol, desidratação ao longo da vida podem fazer com que a pele mude muito e, assim, a tatuagem nela também.

Para manter o local mais cuidado, você deve: passar sempre protetor solar ao sair de casa (até dentro de casa, pela questão da luz fluorescente), usar hidratantes corporais, óleos naturais e cuidar para não queimar a pele com água muito quente do chuveiro, pode ressecar! Além disso, alimentação boa e líquidos influenciam tanto quanto.

Resumindo:

  1. Protetor solar, hidratação e líquidos todos os dias, semanas antes da sessão. 
  2. Após a sessão, ficar 20 dias sem protetor solar e evitando contato direto com o sol; piscinas; mar; roupas apertadas e excesso de exercícios físicos.
  3. Após a sessão, ficar 20 dias lavando a tattoo com sabonete neutro 3 vezes ao dia e passando óleo de coco 3 vezes ao dia.
  4. Não utilizar remédios e, também, não utilizar pomadas anestésicas no dia da sessão.
  5. Após os 20 dias de cicatrização da tattoo, cuidar da pele para sempre. Usando protetor solar todos os dias e óleos naturais/hidratantes ao longo das semanas.